No Cristianismo, o epíteto (nickname) Leão de Judá é usado para se referir a Jesus Cristo. De fato, há muitos ministérios cristãos autênticos que usam o símbolo como seu emblema ou um prefixo para os seus nomes.

De acordo com o dicionário VINE, p. 742, a palavra LEÃO leõn (λεἀο), é usada metaforicamente, na Bíblia, no Livro de Apocalipse 5:5, no Novo Testamento, onde Jesus é chamado “o Leão da tribo de Judá”.
“Então um dos líderes me disse: – Não chore. Olhe! O Leão da tribo de Judá, o famoso descendente do rei Davi, conseguiu a vitória e pode quebrar os sete selos e abrir o livro`. ( Apocalipse 5.5)

O símbolo é lido e compreendido como uma referência direta a Jesus, onde ele é considerado como o ‘leão da tribo’ e ‘Raiz de David’.
Jesus como o ‘vencedor’ e ‘aquele qualificado para abrir os rolos e os sete selos’.

De acordo com o Livro de Apocalipse (5:5), Jesus foi o ‘o cordeiro imolado’ e o ‘Leão de Judá’.
A profecia da vinda do Senhor para ‘julgar o mundo’, como o Leão de Judá, está clara em todo o Apocalipse 5:1-5.

“Neste livro estão escritas as coisas que Jesus Cristo revelou. Deus lhe deu esta revelação para mostrar aos seus servos o que precisa acontecer logo. Cristo enviou o seu anjo para que, por meio dele, o seu servo João soubesse dessas coisas.

João contou tudo o que viu, e aqui está o que ele contou a respeito da mensagem de Deus e da verdade revelada por Jesus Cristo. Feliz quem lê este livro, e felizes aqueles que ouvem as palavras desta mensagem profética e obedecem ao que está escrito neste livro! Pois está perto o tempo em que todas essas coisas acontecerão.

Eu, João, escrevo às sete igrejas que estão na província da Ásia.Que a graça e a paz lhes sejam dadas da parte de Deus, aquele que é, que era e que há de vir; da parte dos sete espíritos que estão diante do seu trono e da parte de Jesus Cristo, a testemunha fiel! Ele é o primeiro Filho, que foi ressuscitado e que governa os reis do mundo inteiro.

Ele nos ama, e pela sua morte na cruz nos livrou dos nossos pecado”.
A Bíblia revela as seguintes situações em que Jesus foi mencionado como o Leão de Judá:

• Gênesis 49:8-9 O Leão de Judá, um forte combatente contra o inimigo.
“Judá, os seus irmãos o louvarão e se curvarão na sua frente. Você segurará os inimigos pelo pescoço. O meu filho Judá é como um leãozinho quando mata a sua vítima; ele se agacha e se deita como um leão e como uma leoa. Quem tem a coragem de mexer com ele?”

 • Mateus 1:3 Judá e Tamar geraram Peres e Zera, e Peres gerou a Esrom, que gerou a Arão (exaltando a genealogia de Cristo).
“Esta é a lista dos antepassados de Jesus Cristo, descendente de Davi, que era descendente de Abraão.

Abraão foi pai de Isaque, Isaque foi pai de Jacó, e Jacó foi pai de Judá e dos seus irmãos. Judá foi pai de Peres e de Zera, e a mãe deles foi Tamar. Peres foi pai de Esrom, que foi pai de Arão”.

 • Hebreus 7:14  É evidente que o nosso Senhor pertencia a tribo de Judá e Moisés nada disse, dessa tribo, a respeito dos sacerdotes.
“É sabido que, por nascimento, Jesus, o nosso Senhor, pertencia à tribo de Judá, e Moisés não disse nada dessa tribo quando falou a respeito de sacerdotes.”

Enquanto a antiga tribo de Levi preparava sacerdotes, a de Judá era a tribo dos Reis. Jesus é um descendente da Tribo de Judá.

 A Casa de Davi:
 Os sete rolos mencionados no Livro de Apocalipse, Novo Testamento, é indicativo de um “título de propriedade da terra”, que no momento certo, Jesus pegará de volta, do diabo.

O símbolo associado aos sete selos é plenitude, enquanto que o do ‘Leão da Tribo de Judá’ e “Cordeiro de Deus’, se relaciona a Cristo.
Os filhos de Jacó foram doze. Judá era o quarto filho de Lia e Jacó, o pai das 12 tribos de Israel.

”Lia ficou grávida mais uma vez e teve outro filho. A esse deu o nome de Judá e disse: — Desta vez louvarei a Deus, o SENHOR. Depois disso não teve mais filhos”. (Gênesis 29:35)

Os filhos que Jacó teve com Lia,  foram Rúben (o mais velho), Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom”. (Gênesis 35:23)

Uma vez que o primeiro filho, Rúben, cometeu incesto; (Gênesis 35:22)
“Um dia, quando Jacó estava morando naquele lugar, o seu filho Rúben teve relações com Bila, que era concubina de Jacó. Quando ele soube disso, ficou furioso”.(Gênesis 35:22)

“Rúben, você é o meu filho mais velho. Você é aminha força, o primeiro fruto do meu vigor; o mais orgulhoso e o mais forte dos meus filhos. Você e violento tomo a correnteza, porém não será o mais importante, pois dormiu com a minha concubina, desonrando assim a cama do seu pai”. (49:3-4)

e o segundo e terceiro filho de Jacó, Simeão e Levi, haviam assassinado os Siquemitas, (Gênesis 34: 1- 31)

Ver também
”Simeão e Levi são irmãos; com as suas armas praticam violências. Não estarei presente quando fizerem planos,não tomarei parte nas suas reuniões, pois no seu furor mataram homens e por brincadeira aleijaram touros. Maldito seja o furor deles, pois é violento! Maldita seja a sua ira, pois é cruel! Eu os dividirei na terra de Israel, eu os espalharei no meio do seu povo”. (Gênesis 49:5-7)

A herança e o patrimônio passaram para Judá.
”Judá, os seus irmãos o louvarão e se curvarão na sua frente. Você segurará os inimigos pelo pescoço. O meu filho Judá é como um leãozinho quando mata a sua vítima; ele se agacha e se deita como um leão e como uma leoa. Quem tem a coragem de mexer com ele? Judá vai segurar o cetro de rei, e os seus descendentes sempre governarão.

As nações lhe trarão presentes, os povos lhe obedecerão. amarra o seu jumentinho numa parreira, na melhor parreira que há. Ele lava as suas roupas no vinho, lava a sua capa no vinho cor de sangue. Os seus olhos estão vermelhos de beber vinho, os seus dentes estão brancos de beber leite”. (Gênesis 49: 8-12)

A referência foi feita por Jacó em seu leito de morte.
A Bíblia revela que a linha sanguínea de Jesus remonta a Jacó, da Casa de Davi. O Rei Davi, um ancestral de Jesus, era da linhagem de Judá e, assim, Jesus é mencionado como a ‘Raiz de Davi’ (1 Reis 2:45).
“porém me abençoará e fará com que o reino de Davi fique seguro para sempre”.

Em toda a Bíblia, Judá permanece como o símbolo de louvor, leãozinho leão e um leão adulto.
 “Quando ele fez isso, os quatro seres vivos e os vinte e quatro líderes caíram de joelhos diante dele. Cada um tinha nas mãos uma harpa e algumas taças de ouro cheias de incenso, que são as orações do povo de Deus. Eles cantavam esta nova canção:“Tu és digno de pegar o livro e de quebrar os selos. Pois foste morto na cruz e, por meio da tua morte, compraste para Deus pessoas de todas as tribos, línguas, nações e raças. Tu fizeste com que essas pessoas fossem um reino de sacerdotes que servem ao nosso Deus; e elas governarão o mundo inteiro.” (Apocalipse 5:8-10)

Apocalipse 6:12-17, declara Jesus como o Leão de Judá, que está sentado no trono e desencadeia a ira e destruição para os indignos, durante todo o arrebatamento.

“Em seguida vi o Cordeiro quebrar o sexto selo. Houve um violento terremoto, o sol se tornou negro como uma roupa de luto, e a lua ficou toda vermelha como sangue. As estrelas caíram do céu sobre a terra, como os figos verdes caem da figueira sacudida por um vento forte.

O céu desapareceu como um rolo de papel que se enrola de novo, e todos os montes e ilhas foram tirados dos seus lugares. Então os reis do mundo inteiro, os governadores e os chefes militares, os ricos e os poderosos e todas as outras pessoas, escravas ou livres, se esconderam nas cavernas e debaixo das rochas das montanhas.

E gritavam para os montes e para as rochas: – Caiam sobre nós e nos escondam dos olhos daquele que está sentado no trono e nos protejam da ira do Cordeiro! Pois já chegou o grande dia da ira deles, e quem poderá agüentá-la?”

O reinado de paz .
“Virá um descendente do rei Davi, filho de Jessé, que será como um ramo que brota de um toco, como um broto que surge das raízes. O Espírito do Senhor estará sobre ele e lhe dará sabedoria e conhecimento, capacidade e poder. Ele temerá o Senhor, conhecerá a sua vontade e terá prazer em obedecer-lhe. Ele não julgará pela aparência, nem decidirá somente por ouvir dizer.

Mas com justiça julgará os necessitados e defenderá os direitos dos pobres. As suas palavras serão como uma vara para castigar o país, e com o seu sopro ele matará os maus. Com justiça e com honestidade, ele governará o seu povo”. (Isaías 1-5)

Jesus como o Cordeiro de Deus e o Leão de Judá como um só, que existem em perfeita harmonia, é mencionado em Isaías 11:6-9.

“Lobos e ovelhas viverão em paz, leopardos e cabritinhos descansarão juntos. Bezerros e leões comerão uns com os outros, e crianças pequenas os guiarão. Vacas e ursas pastarão juntas, e os seus filhotes descansarão no mesmo lugar; os leões comerão capim como os bois.

Criancinhas brincarão perto de cobras e não serão picadas, mesmo que enfiem a mão nas suas covas. Em Sião, o monte sagrado, não acontecerá nada de mau ou perigoso, pois a terra ficará cheia do conhecimento da glória do Senhor assim como as águas enchem o mar”.( Isaías 11:6-9)
Referência:
 
BORADE, Gaynor. What Does the Lion of Judah Represent. Disponível em: <
http://www.buzzle.com/articles/what-does-the-lion-of-judah-represent.html>. Acesso em: 24 set. 2010.
Trabalho apresentado pela aluna Rita de Cássia Paglione, à Disciplina Introdução ao Antigo Testamento, do Curso de Bacharel em Teologia, da Faculdade Teológica Batista de Bauru (FATEO), ministrada pelo Prof. Pr. William Tenório Quintela. Bauru, outubro de 2010.

COMCAM- Comunidade dos municípios da região de Campo Mourão